Entenda o que é o metaverso e por que ele pode não estar tão distante de você

Empresas brasileiras projetam expansão e melhora da tecnologia de realidade virtual, com novas funcionalidades para o público

Por: cnnbrasil | Data: 28/12/2021 17:07 - Atualizado em 28/12/2021 17:10


Quando o Facebook anunciou em 2021 a meta de se tornar uma “empresa de metaverso” em até cinco anos, o termo ficou em alta, mas também gerou muitas dúvidas sobre um conceito ainda desconhecido pelo público em geral.

Isso não significa, porém, que o metaverso está distante do dia a dia das pessoas. Pelo contrário, diversos projetos e produtos já empregam isso.

Empresas do setor de realidade virtual entrevistadas pelo CNN Brasil Business afirmam que, agora, a tendência é de uma expansão e melhora tecnológica que deverão tornar o metaverso mais realista, conquistar um público cada vez maior e abrir uma nova fronteira de mercado.

O que é o metaverso?

Luli Radfahrer, professor do curso de publicidade e propaganda da USP, afirma que a ideia do metaverso não é algo novo. “É um termo que surge na década de 1980 da literatura cyberpunk, com o livro ‘Snow Crash’”, diz.

A ideia representa a possibilidade de acessar uma espécie de realidade paralela, em alguns casos ficcional, em que uma pessoa pode ter uma experiência de imersão. Tecnicamente, o metaverso não é algo real, mas busca passar uma sensação de realidade, e possui toda uma estrutura no mundo real para isso.

A partir dessa ideia de imersão, diversos metaversos surgiram com os videogames. “A tecnologia só dá certo se tem uma aplicação essencial, e para o metaverso, é o jogo, pois faz sentido uma imersão em outro mundo, interagir com as pessoas. Já existe há muito tempo, uma espécie de metaverso”, afirma o professor.

Desse modo, o grau de “metaverso” dos jogos varia pelo nível de imersão, e também pela capacidade de passar um certo realismo para o usuário. A tecnologia, porém, é um grande fator que limita essa capacidade.

“Quando a internet se popularizou na década de 1990, existiam várias tecnologias que, em teoria, permitiriam o metaverso, em especial voltado para realidade virtual, criação de espaços 3D, mas não deu certo. No começo do século 21, teve o [jogo] Second Life, muitas empresas gastaram fortunas para estar nele, e era um metaverso, se vendia como. Mas não emplacou”, afirma Radfahrer.

Ver a imagem de origem

Para ele, o motivo do fracasso de experiências que investiam mais no aspecto do metaverso, com criação de avatares e “vidas” paralelas, se deu por dois fatores. O primeiro era uma limitação tecnológica, exigindo uma grande capacidade de processamento em uma época em que as conexões de internet eram lentas. Em segundo lugar, houve a expansão das redes sociais.

“As pessoas acharam substitutos razoavelmente bons para ter um avatar completo, substitutos até melhores, como criar identidades no Facebook, Twitter, em que consegue exercitar já parte da sua personalidade sem precisar “carregar” um corpo junto”, diz.

“Metaverso já existe há muito tempo, funciona bem em games, e para aí, porque as pessoas não veem necessidade. Se vissem, já tinha ganhado espaço”, considera ele.

Porém, para gigantes de tecnologia que passaram a investir em realidade virtual e no próprio metaverso, caso do Facebook e da Microsoft, o cenário mudou, ou está prestes a mudar.

A aposta agora é que novos avanços tecnológicos permitirão, primeiro, um barateamento maior dos aparelhos de realidade virtual, atingindo um público maior, e a melhoria dos gráficos que eles geram, aumentando o grau de realismo.

Veja Mais

Comentários



Atendimento
Nossos Escritórios
Brasil
Rua Alecrim, 1548 - São Cristóvão
CEP: 64049-130
Teresina-PI
[email protected]
+55 0800 591 3030

Av. Pres. Getúlio Vargas, 474 - Centro
CEP: 64200-200
Parnaíba-PI
[email protected]
+55 86 3301-5316

Av. Dom Luis 807 | 20º e 21º Anda
Edif. Etevaldo Nogueira Business - Meireles CEP: 64200-200
Fortaleza -CE
[email protected]
+55 85 4042-0101

POP/Datacenter
Rua Pintor Antônio Bandeira 2630 (Praia do Futuro I) Angola Cables Datacenter
Fortaleza -CE
USA
848 Brickell Avenue
Penthouse 5
Miami, FL33131
+1 (888) 3907878
UK
20-22 Wenlock Road
London N17GU
+44 (33) 00271000
Copyright © 2022 - Todos os direitos reservados