O que é VoIP e como funciona?

VoIP se tornou a escolha definitiva para serviços telefônicos para consumidores e empresas.

Por: https://www.voipdobrasil.com.br/blog/voip-o-que-e-como-usar/ | Data: 20/09/2021 10:01 - Atualizado em 20/09/2021 10:10


Voice over Internet Protocol (VoIP) é uma tecnologia comprovada que permite a qualquer pessoa fazer chamadas telefônicas por meio de uma conexão com a Internet. Com o surgimento da banda larga, o VoIP se tornou a escolha definitiva para serviços telefônicos para consumidores e empresas.

As pessoas gostam de usar o serviço de telefone VoIP em linhas telefônicas tradicionais. Porque? Ele oferece muito mais recursos do que os telefones analógicos. E pode fazer tudo por menos da metade do custo.

Os provedores de serviços de telefonia em nuvem incluem recursos poderosos não encontrados no serviço de telefonia padrão. Atendedores automáticos, gravação de chamadas, identificador de chamadas personalizado, correio de voz para e-mail e muito mais. Além disso, você pode atender chamadas e trabalhar de qualquer lugar.

O que é VoIP?

VoIP é um acrônimo para Voice over Internet Protocol que descreve o método para fazer e receber chamadas pela Internet. A maioria das pessoas considera o VoIP a alternativa à companhia telefônica local.

Se você já ouviu falar de um endereço IP, esse é o seu endereço de protocolo da Internet. Um endereço IP é como os computadores e dispositivos se comunicam entre si na Internet.

VoIP não é realmente tão novo. A telefonia depende de linhas digitais para realizar chamadas telefônicas desde o final dos anos 90. VoIP é uma forma econômica de lidar com um número ilimitado de chamadas.

Se você tiver uma conexão com a Internet, poderá ligar para qualquer pessoa sem a necessidade de um serviço telefônico local. As soluções VoIP funcionam em qualquer computador porque são construídas com base em muitos anos de padrões abertos.

Os provedores de serviços VoIP fazem mais do que apenas estabelecer chamadas. Eles realizam o roteamento de chamadas feitas e recebidas por meio das redes telefônicas existentes. Os telefones fixos e celulares dependem da Rede Telefônica Pública Comutada (PSTN).

Os telefones tradicionais usam linhas analógicas para transportar sinais de voz. Se você quiser fazer chamadas, deve ter um cabeamento extra instalado.

Muitas empresas contam com hardware especializado para atendimento telefônico. Este equipamento é conhecido como Private Branch Exchange ( PBX ). Ele conecta ramais telefônicos internos à rede telefônica pública. PBXs são geralmente muito caros para configurar e manter.

Um provedor de VoIP confiável pode cuidar de tudo para você. Conecte seu telefone IP e pronto. Esses telefones digitais usam sua conexão de Internet de alta velocidade para estabelecer conectividade.

O acesso de alta velocidade à internet está disponível para 93,5% de todas as pessoas nos Estados Unidos, segundo dados fornecidos pela FCC e visualizados pela Microsoft.

O VoIP converte suas chamadas em dados e é enviado pela Internet. Você pode usar os cabos Ethernet ou ignorá-los se tiver um sinal Wi-Fi forte . Ele faz isso a um custo muito mais baixo do que os sistemas de telefonia mais antigos. A voz sobre IP tem muitas vantagens sobre o serviço telefônico tradicional. Discutiremos mais tarde.

Como funciona o VoIP?

A voz sobre IP usa o protocolo da Internet, um bloco de construção essencial da Internet. A telefonia IP é uma inovação massiva do sistema de telecomunicações centenário.

Para chamadas telefônicas, a conversa é trocada por meio de pequenos pacotes de dados. A Internet pode enviar esses pacotes de dados ao redor do mundo em menos de um segundo. Para telefonia pela Internet, esses pacotes viajam entre o seu telefone e um provedor de VoIP.

Um sistema de telefonia VoIP facilita as chamadas entre outros telefones ou para outra companhia telefônica. Ele também oferece outras funções úteis, como correio de voz, encaminhamento de chamadas, gravação de chamadas e muito mais.

Benefícios do VoIP

  • Custo mais baixo- muitos consumidores e empresas obtiveram economias de custo substanciais e reduziram suas contas de telefone em mais de 60%.
  • Som de alta qualidade- há uma diferença notável na qualidade da chamada, então o áudio não é abafado ou distorcido.
  • Recursos avançados- Aproveite os recursos premium para administrar sua empresa, como atendedores automáticos, gravação de chamadas e filas de chamadas. Frequentemente, estão incluídos nos planos de serviço telefônico comercial.
  • Pronto para uso remoto - use seu serviço de telefone onde quer que você trabalhe. Nenhuma configuração técnica é necessária se você trabalhar em casa.

O que procurar em um provedor de VoIP?

Ter um sistema telefônico comercial adiciona credibilidade e confiabilidade ao seu negócio. No entanto, nem todos os provedores são iguais. Para decidir sobre o melhor serviço telefônico comercial , considere suas necessidades comerciais específicas.

Ao escolher um plano de telefonia para sua empresa, você precisará decidir quais são seus objetivos. Pense nas suas necessidades hoje, amanhã e daqui a alguns anos.

Veja Mais

Comentários



Atendimento
Nossos Escritórios
Brasil
Rua Alecrim, 1548 - São Cristóvão
CEP: 64049-130
Teresina-PI
[email protected]
+55 0800 591 3030
Brasil
Av. Pres. Getúlio Vargas, 474 - Centro
CEP: 64200-200
Parnaíba-PI
[email protected]
+55 86 3301-5316
USA
848 Brickell Avenue
Penthouse 5
Miami, FL33131
+1 (888) 3907878
UK
20-22 Wenlock Road
London N17GU
+44 (33) 00271000
Copyright © 2021 - Todos os direitos reservados